terça-feira, 15 de junho de 2010

LUPUS

16 comentários:

  1. Confundida com uma série de outras doenças e com a cura definitiva ainda por ser descoberta, a literatura e os rumores em torno do lupus são, curiosamente, mais vastos que o conhecimento da própria doença. O lupus não é contagioso, existem tratamentos, e seu diagnóstico não é uma sentença. Deve continuar sendo exaustivamente pesquisado, antes de ser aceito pelo paciente como tal. A grande maioria dos portadores de lupus pode ter vida normal, desde que existam, ao seu redor, pelo menos três fatores: um criterioso cuidado médico, atenção e carinho

    ResponderExcluir
  2. O que é o Lupus

    Lupus é uma doença inflamatória crônica, que pode afetar várias partes do corpo, principalmente a pele, as juntas, os rins e o sangue, de acordo com a definição do Dr. Robert G. Lahita, médico e professor norte-americano. Não é contagioso, nem se pode contrair o lupus por contato sexual, e ainda não tem semelhança com a Aids. A maioria das pessoas portadoras de lupus pode ter vida normal e trabalhar, e a expectativa de vida é muitas vezes superior à da Aids, por enquanto.

    Uma das principais diferenças, e que explica bem o funcionamento do lupus, é que, na Aids, o sistema imunológico quase não está ativo, está deficiente, explica a LFA - Lupus Foundation of America. Enquanto que, no caso do lupus, o sistema imunológico está hiperativo, trabalhando demais.

    Para mais fácil memorização, os tipos de lupus são como a história dos três mosqueteiros, que na verdade são quatro, um deles sempre deixado de citar:

    - Lupus discóide: é cutâneo, limitado à pele. Exames de fragmentos de pele podem ajudar no diagnóstico. Neste tipo, podem surgir erupções na pele e também no pescoço e couro cabeludo. Apenas 10% dos pacientes evoluem para o lupus sistêmico.

    - Lupus sistêmico: É a forma mais severa e que requer mais cuidado, pois vem a se instalar em todo o organismo ou sistema do corpo. Também chamado LES, ou seja, lupus eritematoso sistêmico. Esse nome significa: lupus (lobo, em latim - devido às manchas que parecem mordidas de lobo); eritematoso (que apresenta rubor, vermelhidão); e sistêmico (o sistema todo).

    - Lupus induzido por Drogas: ataca uma parte muito pequena da população, em geral homens, que tomaram alguns tipos de remédios, por longo período, como as Drogas usadas para tratamento da pressão alta (hipertensão) e outras para tratamento do ritmo cardíaco irregular.

    - E o quarto, lupus neonatal: é aquele transmitido da mãe ao filho na gravidez, bastante raro, porém que requisita um acompanhamento e cuidados muito especiais

    ResponderExcluir
  3. Causa e Sintomas;
    As causas do lupus são desconhecidas e, de acordo com o Ministério da Saúde do Brasil (MS), o LES é uma doença auto-imune que tem uma ampla variedade de manifestações clínicas, pelo fato de acometer vários órgãos. Dr. Lahita explica que os estudos apontam alguma conexão entre o fator genético e o lupus, bem como as interferências do ambiente e o lupus, dando maior ênfase às últimas, ou seja, aos fatores ambientais.

    O Ministério da Saúde vê o LES como a mais comum das doenças do colágeno, e também associada à gestação, uma vez que predominam em mulheres, especialmente aquelas em idade reprodutiva.

    Para algumas pessoas acometidas de lupus eritematoso sistêmico, somente a pele e as juntas estão envolvidas, enquanto em outras, os pulmões, fígado, sangue e outros órgãos e tecidos podem ser afetados, conforme afirma Dr. Robert Lahita. E não existem duas pessoas acometidas de lupus com os mesmos sintomas, devido ao seu amplo e inesperado raio de ação.

    Dr. Lahita relata que o lupus sistêmico inclui períodos chamados de remissão, onde poucos sintomas estão evidentes, e outros períodos em que a doença se torna mais ativa (período "explosivo").

    Segundo a LFA, acredita-se que certos fatores possam acionar o aparecimento ou as causas do lupus, e entre esses fatores estão os raios ultravioleta, certos medicamentos e antibióticos, infecções, hormônios (principalmente o estrógeno, nas mulheres). Em alguns casos, principalmente no lupus induzido por drogas, os sintomas tendem a desaparecer quando os medicamentos são retirados.

    Há um outro fator desencadeante para o lupus, que a LFA aceita de maneira cautelosa, enquanto que as pesquisas da equipe de Dr. Arthur Weinstein, reumatologista norte-americano, são mais incisivas: o stress é um disparador da síndrome do lupus. Esse é um ponto que vem ganhando mais atenção da ciência, pois é sabido que o stress desorganiza o sistema imunológico.

    Entretanto, se olhado por esse prisma, o mesmo fator de stress (que inclui tristeza, desesperança, susto, medo, ansiedade, irritação, dores, melancolia, depressão, etc) que, no caso da Aids, faz com que exista uma deficiência do sistema imune, que fica sem fabricar defesas, esse mesmo fator aciona o sistema imune da maneira contrária no lupus, fazendo com que ele produza mais defesas do que o necessário. Melhor explicando, o sistema "comete um engano", imaginando que o corpo está em perigo e fabrica defesas em demasia, voltando-se assim contra o próprio organismo.

    Neste caso, o sistema imunológico libera adrenalina, noradrenalina e cortisol, fazendo com que apareça o suor, palpitações, irritação e insônia e, conseqüentemente, o período de trabalho-repouso do corpo fica comprometido.



    Diagnóstico;
    O diagnóstico é baseado em exames clínicos e de laboratório. Entre os critérios clínicos, o MS relaciona a fotossensibilidade, úlceras orais, artrite, nefrite, alterações neurológicas. Entre os critérios laboratoriais, o MS aponta alterações hematológicas, imunológicas e anticorpo antinuclear.

    Dr. Robert Lahita, em seu estudo sobre o lupus, afirma que devido aos muitos sintomas de outras doenças que o lupus imita, que às vezes são vagos e podem desaparecer como vieram, é difícil diagnosticar a doença. É preciso, segundo o médico, existir uma combinação de dados como o histórico médico completo da pessoa, bem como uma análise dos resultados obtidos nos testes de laboratório de rotina e alguns outros testes específicos quanto ao estado do sistema imunológico. Na verdade, segundo Dr. Tahita, ainda hoje não existe um único teste que possa determinar, sozinho, se uma pessoa tem ou não tem lupus. É preciso que existam pelo menos 11 sintomas ou sinais, cujos estudos feitos pelo American College of Rheumatology (ACR) ainda estão sendo revisados. Desses sintomas, que podem ainda nem ocorrer todos ao mesmo tempo, a pessoa deve apresentar pelo menos quatro ou mais para só então existir uma suspeita de lupus.

    ResponderExcluir
  4. Tratamentos;
    A Universidade da Califórnia, a equipe do Dr. Heike Wulff, está investigando ainda em fase de testes uma substância encontrada no veneno do escorpião, a qual, segundo ele, servirá não só para o lupus mas para uma série de outras doenças auto-imunes.

    Enquanto isto, o Ministério da Saúde recomenda tratar o lupus com drogas imunossupressoras, por considerar que a gravidade da doença em andamento pode ser maior que os efeitos colaterais desses remédios. Faz um alerta para algumas drogas que devem ser evitadas em caso de gravidez, por causarem retardo no crescimento do feto e malformações fetais, e para outras ainda contra-indicadas para pacientes com artralgia.

    O Dr. Tahita lembra que as abordagens devem ser sempre baseadas nas necessidades e nos sintomas de cada pessoa, pois as características e a evolução do lupus podem variar muito de uma pessoa para a outra. Ele lembra ainda que é importante um acompanhamento sistemático do médico no sentido de, ao longo do tratamento, confirmar ou não a doença em definitivo.

    Para a grande maioria das pessoas com lupus, afirma Dr. Tahita, o tratamento efetivo pode minimizar os sintomas, reduzir a inflamação e manter em nível normal as funções vitais. Além disso, relata, medidas preventivas podem reduzir o risco de picos ou explosões da doença.

    Ele recomenda evitar exposição demasiada ao sol, fazer exercícios regulares, juntar-se a grupos de portadores de lupus para discussões e aconselhamento, medidas que podem aliviar o stress. Recomenda também evitar a todo custo o álcool e o cigarro e fazer check ups regulares, para um maior controle e bem-estar.

    Dos remédios utilizados, dependendo do caso de lupus, Dr. Tahita menciona os antiinflamatórios não-esteróides, o acetominofen, corticosteróides, esteróides (lembrando que eles têm uma série de efeitos colaterais), os remédios usados contra a malária, as drogas imunomoduladoras, antiagregantes plaquetários que começam por uma simples aspirina, e imunoglobulina por injeção.

    ResponderExcluir
  5. O Lupus no Brasil


    Algumas pessoas costumam perguntar se o lupus é uma doença fatal, e a LFA esclarece que não, que o lupus não é considerado universalmente fatal e que, hoje, com os tratamentos disponíveis, 80 a 90% das pessoas com lupus podem ter uma expectativa de vida relativamente normal. Afirma ainda que a média de sobrevida da pessoa com lupus é de no mínimo dez anos, e, em muitos casos de pesquisa, encontram-se pessoas com uma sobrevida bem maior.

    No entanto, o Brasil, que cientificamente dispõe de recursos e pesquisas para o lupus, além de já estarem se formando grupos de portadores para discussões, sites específicos na internet sobre o assunto, ainda é um país que, na prática, deve levar um portador de lupus a adotar para si mesmo algumas posturas para preservar sua saúde. Isto porque a miríade de exames necessários para se confirmar o lupus nem sempre está ao alcance da população, sem contar a infinidade de medicamentos, que ainda têm custo praticamente inacessível para um tratamento adequado.

    Assim, é aconselhável que a pessoa portadora de lupus seja participativa em sua recuperação e procure ajuda, da seguinte maneira:

    - informando-se nos postos da Previdência sobre a possibilidade de aposentadoria por invalidez, quando for o caso. Nos Estados Unidos, a legislação inclui os casos de lupus.

    - procurando nos hospitais-escola, onde as pesquisas são mais recentes, encontrar um especialista em lupus que acompanhe a pessoa, tendo em mente buscar o melhor tratamento, a despeito de qualquer dificuldade.

    - encontrando em sua comunidade grupos de discussão, que podem ser indicados nos próprios hospitais-escola, e engajando-se neles.

    - informando-se com o médico sobre onde e como obter os remédios necessários.

    - sabendo que a saúde é um direito e que esse direito deve ser respeitado, procurar ajuda nos meios jurídicos, se necessário, para que o tratamento seja feito

    ResponderExcluir
  6. O IMPORTANTE NA VIDA E VC SER FELIZ, NÃO DEIXE NIMGUEM TE ATRAPALHAR VC E ESPECIAL, NUMCA ESQUEÇA DISSO

    ResponderExcluir
  7. AMIGAS VAMOS APROVEITAR ESSA EPOCA PARA VE, SE CONSEGUIMOS FAZER QUE TODOS VEJAM COMO E DIFICIL A VIDA DOS PORTADORES DE DOENÇAS CRONICAS, ISSO E MUITO CHATO , PARECE Q ESTAMOS MENDIGANDO ALGUMA COISA, PELO CONTRARIO SÃO NOSSOS DIREITOS.E TEMOS MUITOS, BEIJOS A TODOS VAMOS NOS UNIR

    ResponderExcluir
  8. NOSSA,TODO MUNDO TORCENDO, ASSIM COM ESSA FORÇA VAMOS TORÇER TB PELA NOSSA VITÓRIA OK. MINHA IRMÃS

    ResponderExcluir
  9. ISSO MESMO AMIGAS VENHAM AQUI E COMNENTEM SOBRE SEUS PROBLEMAS, O QUE PASSAM , E O Q A SAUDE PUBLILCA TEM OFERECIDO A VOCES BEIJOS ABRAÇOS, E UMA OTIMA SEMANA. ANDREA

    ResponderExcluir
  10. HOJE UM DIA ESPECIAL ESTOU VISITANDO UMA GRANDE AMIGA IRMA FATINHA.

    ResponderExcluir
  11. Reportagem Sobre Lúpus No Fantástico No Dia 06/06/10
    Feito pelo Eduardo, em 05.06.10
    Vimos informar, que no dia da entrevista para a reportagem ao programa Fantástico, que foi ao ar no dia 06 de junho de 2010, por várias vezes informamos que não nos aposentamos por sermos portadores de Lúpus, e sim pelas sequelas irreversíveis que desenvolveram no decorrer do tratamento do Lúpus. No Brasil não existe uma Legislação aprovada que dê direito ao portador de Lúpus se aposentar pela patologia, apenas há no Congresso Nacional, um projeto de Lei para a inclusão do Lúpus e outras patologias a terem esse direito.

    Se você quiser ver a reportagem, segue abaixo o link de acesso:

    http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1598290-15605,00.html

    Agradecemos,

    Eduardo e Eni

    Com grande prazer que informamos que o programa Fantástico, da Rede Globo estará exibindo uma matéria com o tema Lúpus, por conta do diagnóstico da cantora Lady Gaga, a equipe de reportagem esteve na manhã do dia 04 de junho de 2010, em nossa sede para entrevistarmos com o tema “Se É Possível Conviver Com O Lúpus E A Criação Da Associação”. A Matéria será exibida no próximo domingo, dia 06 de junho de 2.010, não deixem de assistir, abaixo segue o link de chamada da reportagem.

    http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1596838-15605,00-FANTASTICO+CONVERSA+COM+MEDICOS+E+EXPLICA+O+QUE+E+LUPUS+A+DOENCA+DA+LADY+GA.html

    ResponderExcluir
  12. Quando os sentimentos são as causas das doenças
    Emoções podem se converter em sintomas físicos. É a chamada somatização

    Os exames não indicam nenhuma causa orgânica, mas os sintomas estão lá. E por mais que o médico tente combatê-los, eles retornam, principalmente em situações de tensão. Sim, emoções como stress, tristeza, decepção e frustração podem se converter em enxaqueca, gastrite, doenças de pele e em casos mais grave até mesmo servir de gatilho para doenças auto imunes. É o que os médicos chamam de somatização...

    ... Sabe-se também que algumas doenças como lúpus, artrite, fibromialgia e vitiligo têm relação com as emoções. “Sabemos que pacientes com lúpus ou artrite frequentemente apresentam também depressão, mas o que não sabemos ao certo ainda é o que é causa e o que é consequência, ou seja, se a depressão levou a uma dessas doenças auto imunes ou se a ocorrência dessas doenças é que acabou deixando o paciente deprimido”, afirma.

    ResponderExcluir
  13. FILTRO, PROTETOR E BLOQUEADOR SOLAR
    R - Primeiramente quero lembrar que está tramitando em Brasília uma Lei, que já existe no Estado de São Paulo (Lei de Organização e Conscientização sobre o Lúpus Eritematoso Sistémico (Lei 10.215/99), que se refere ao filtro solar como medicamento, porém como já fiz post anterior, está difícil de fazê-la cumprir. Em alguns estados, existe uma lei parecida, e sei que poucos deles fazem a doação (rs) para lúpicos. Verifique se em seu Estado essa lei está em vigor, porém independente disso, é um direito, pois não podemos ficar sem o filtro solar.
    O cuidado com radiações, não se restringe à exposição solar. Cuidados com lâmpadas fluorescentes também nós também devemos ter. Agora, por exemplo, você está em frente ao computador. Está protegida? Deve estar! Mais informações sobre outros tipos de radiação você encontra no site da Dra. Shirley de Campos, clique nele e veja.

    ResponderExcluir
  14. Quando os sentimentos são as causas das doenças
    Emoções podem se converter em sintomas físicos. É a chamada somatização

    Os exames não indicam nenhuma causa orgânica, mas os sintomas estão lá. E por mais que o médico tente combatê-los, eles retornam, principalmente em situações de tensão. Sim, emoções como stress, tristeza, decepção e frustração podem se converter em enxaqueca, gastrite, doenças de pele e em casos mais grave até mesmo servir de gatilho para doenças auto imunes. É o que os médicos chamam de somatização...

    ... Sabe-se também que algumas doenças como lúpus, artrite, fibromialgia e vitiligo têm relação com as emoções. “Sabemos que pacientes com lúpus ou artrite frequentemente apresentam também depressão, mas o que não sabemos ao certo ainda é o que é causa e o que é consequência, ou seja, se a depressão levou a uma dessas doenças auto imunes ou se a ocorrência dessas doenças é que acabou deixando o paciente deprimido”, afirma.

    ResponderExcluir
  15. Saudade, você é aquele aperto que dá em meu coração?

    Aquele pensamento que fica toda hora na cabeça para ver tal pessoa?

    Prazer, você me acompanha desde que conheci o significado da palavra amor

    Agradeço também à distância, por mostrar quem eu amo verdadeiramente

    Pois cada vez que me afasto, meu amor aumenta e a vontade de vê-la é maior.

    A distância é apenas o que a razão quer dizer, pois você sempre está comigo no meu coração

    ResponderExcluir
  16. EDUARDO GONÇALVES 44000 DEPUTADO ESTADUAL
    EDUARDO BOA NOITE,
    QUERO QUE VC SAIBA Q VC SERIA UMA OTIMA ESCOLHA,POIS AQUI EM NOVA IGUAÇU, NÃO TEMOS UMA PESSOA MELHOR QUE VC, NÃO PODEMOS MAIS PERMITIR QUE ESSES FORASTEIROS VENHAM PRA CÁ ,E SO A GRAÇA DE DEUS , ELES ACABAM COM NOSSA CIDADE, VOU TE CONTAR UM FATO , LEVEI UM TOMBO ONTEM NO CENTRO DE NOVA IGUAÇU ESTOU DE MOLHO , NOSSA HOJE TIVE ATE FEBRE , DE TANTA DOR, TENHO PLANO DE SAUDE, MAIS ME IMPORTO COM O MEU SEMELHANTE E ISSO E UM ABSURDO, JA PENSOU PODERIA SER UMA MÃE COM UMA CRIANÇA NO COLO UMA SENHORA DE IDADE MAIS ELEVADA, CARAMBA AONDE ISSO VAI , PARAR , SE SABE QUANDO, ESSES IGUAÇUANOS PARAREM E PENSAR QUE NOS TEMOS QUE AMAR A NOSSA CIDADE, E ISSO NÃO ACONTECE SABE POR QUE , QUANDO ESTAMOS NO GOVERNO NÃO DAMOS ATENÇÃO A ELES , E ESSES FORASTEIROS CHEGAM E PROMETEM ISSO E AQUILO, E ELES ACREDITAM.
    SO DEUS SABE A DOR Q SENTI, O CENTRO DE NOVA IGUAÇU, ESTA ABANDONADO, AGORA ESTAO MEXENDO COM OS CAMELOS, QUEREM Q ELES TROQUEM TODA A FAIXADA, VÃO COLOCAR LONA, SABE QUE COR? ABOBORA, CARAMBA O HOMEM FOI EMBORA E QUER DEIXARA COR DELE, RIDÍCULO, MAIS EU FALEI LÁ QUE ISSO E UM ABSURDO COBRARAM 240,OO POR BARRACA, E ISSO E UM GRANDE GASTO PARA AQUELAS PESSOAS QUE SOFREM POIS NÃO TEM UM ESPAÇO DIGNO, PAGARAM PELA OBRA QUE ESTA LÁ APODRECENDO, MINHA MÃE TEM UMA BARRACA LÁ, EDUARDO, VC NÃO ME CONHECE DIREITO, MAIS ACHO Q PELO POUCO QUE SABE DE MIM PODE TER CERTEZA QUE NÃO TENHO NEM UM POUCO DE VERGONHA DE MINHAS RAIZES, POIS MEUS PAIS BATALHARAM MUITO PARA CRIAR A MIM E MEUS IRMÃOS, MINHA TIA FOI UMA EROINA , TADINHA TRATAVA AQUELA SALA COMO SE FOSSE A CASA DELA, E ISSO E PORQUE ERA O PATRIMONIO DA CIDADE, E MUITO DIFICIL ISSO , DESCULP O DESABAFO, SO SEI Q NÃO ADIANDA FICAR DENTRO DE SEUS GABINETES, TEMOS Q ESTAR SEMPRE PERTO DO POVÃO , ISSO E CIDADANIA E SOLIDARIEDADE. BEIJOS MEU QUERIDO DEUS TE ABENÇOE SEMPRE TÁ EXEMPLO DE HUMILDADE BOA, E VC , E TEMOS PESSOAS OTIMAS E MUITO GABARITADAS PARA LEVAR A FRENTE A NOSSA CIDADE. OTIMO DOMINGO TÁ QUALQUER COISA ME LIGAR, COM TODO O RESPEITO EU QUERO Q NÃO INTERPLETE A MAL O QUE DISSE A CIMA TÁ, E UM DESABAFO MEU. A MARECHAR FLORIANO PEIXOTO SO RECEBE A VISITA DE QUATRO EM QUATR ANOS LEGAL ISSO E UMA MARAVILHA , ANDO CONVERSANDO MUITO COM ALGUNS COMERCIANTES DO LOCAL,E QUE DIZEM ESTAR ENTREGUE AS BARATAS ISSO PALAVRAS DELES. ANDREA GUTERRES

    ResponderExcluir